Proteína vegetal ou animal? O que é melhor?

Proteína vegetal ou animal? O que é melhor?

A proteína é um macronutriente importante, mas nem todas as fontes de proteína nos alimentos são iguais. Quando se trata de proteína, existem dois grupos principais que os humanos podem usar. Existem proteínas animais e aquelas que vêm de plantas. As proteínas animais são proteínas completas. Isso significa que eles contêm todos os aminoácidos essenciais que precisamos na nossa alimentação. As proteínas vegetais, por outro lado, são muitas vezes fontes incompletas de proteína, ou seja, não contêm todos os aminoácidos essenciais. Mas eles oferecem outros benefícios, já que uma dieta rica em aminoácidos de origem animal aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.

O que é exatamente proteína?

A proteína é encontrada em todo o corpo, nos músculos, ossos, pele, cabelo e praticamente todas as outras partes ou tecidos. Produzem enzimas que iniciam muitas reações químicas e hemoglobina, que transporta oxigênio para o sangue.

O que são aminoácidos?

As proteínas consistem em mais de vinte blocos de construção básicos, os aminoácidos. Como não podemos armazenar aminoácidos, o nosso corpo os produzem de duas maneiras diferentes: do zero ou modificando outros. No entanto, o corpo não pode produzir nove aminoácidos, os chamados aminoácidos essenciais. Devem então ser ingeridos através dos alimentos.

As proteínas animais são proteínas completas. Então elas fornecem todos os nove aminoácidos essenciais. Boas fontes para isso são, por exemplo, ovos, carne de porco, aves, carne bovina ou produtos lácteos. No entanto, existem também algumas fontes completas como as ervas. Estes incluem quinoa ou produtos de soja saudáveis. A maioria das fontes vegetais são incompletas. Eles não contêm todos os nove aminoácidos essenciais. Como cada planta contém uma composição diferente desses nove aminoácidos, é fundamental se alimentar de uma variedade de alimentos para adquirir a quantidade essencial de aminoácidos para o organismo.

Não nos alimentamos apenas de proteínas...

Quando comemos alimentos proteicos, também comemos tudo o que os acompanham, várias gorduras, fibras, sódio e muito mais. São esses aspetos que podem fazer a diferença para na nossa saúde. Alimentos com proteínas animais contêm, por exemplo, ácidos graxos saturados, com um efeito negativo no sistema cardiovascular quando consumidos em excesso.

Benefícios da proteína vegetal

A qualidade da proteína que comemos pode ser mais importante do que a quantidade. As proteínas vegetais fornecem muitos nutrientes, fibras e antioxidantes que possibilitam a melhora da nossa saúde e bem-estar. Uma dieta baseada em vegetais também pode oferecer maior proteção contra inúmeras doenças.

Benefícios da proteína animal

A proteína animal também tem os seus benefícios para a saúde. As pessoas que comiam principalmente fontes de proteína animal com baixo teor de gordura, como aves e peixes, tinham um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas, cólon, estômago, cancro de pâncreas e próstata. Em comparação com pessoas que comiam muita carne vermelha.

Possíveis problemas com uma dieta baseada em vegetais

Para adquirir os benefícios de uma dieta baseada em vegetais, é necessário se alimentar com uma grande variedade de alimentos saudáveis à base de plantas. Uma dieta baseada em vegetais, rica em alimentos processados e açúcares adicionados não fornecem os nutrientes certos ou suficientes. Antes de tudo, certifique-se de ter um bom suprimento de zinco, vitamina B12, proteína, cálcio e vitamina D ao aderir uma dieta puramente baseada em vegetais.

Riscos da proteína animal

Estudos comprovaram que comer carne vermelha não processada e processada está associado a uma vida útil mais curta.

Alimentos proteicos e o planeta

A nossa alimentação afeta não apenas a nossa saúde, mas também o meio ambiente. A agricultura é de fato uma das principais causas de gases de efeito estufa no mundo, embora nem todos os alimentos produzam a mesma quantidade de CO₂. A produção de alimentos de origem animal geralmente causa maiores emissões de gases de efeito estufa do que a produção de alimentos de origem vegetal. Aqui está um exemplo: 1 kg de cordeiro produz cinco vezes mais emissões de gases de efeito estufa do que 1 kg de frango e cerca de 30 vezes mais do que a produção de 1 kg de lentilhas. Portanto, faz diferença para o meio ambiente a diminuição do consumo de alimentos de origem animal.

Resumo

Se alimentar de fontes saudáveis de proteína, como feijão, nozes, peixe ou aves, fazendo a substituição da carne vermelha e processada, pode reduzir o risco de várias doenças. Além disso, o diferencial não está somente na proteína (vegetal ou animal) que comemos, mas na composição dos alimentos que acompanha as proteínas (ácidos graxos saturados/insaturados, vitaminas, etc.).